Luciana Perpétuo de Oliveira é designer e seu trabalho é norteado pela experiência do Design de Observação Participativa, desenvolvida na PUC-Rio, onde a forma é criada a partir da participação dos interlocutores envolvidos os tornando co-criadores nos projetos. Essa metodologia influenciou o seu fazer como designer no desenvolvimento de identidades visuais, peças gráficas e montagens de exposição, como professora de projeto e metodologia visual onde desenvolveu processos de criação participativa e de criação coletiva, como também na criação de desenhos de experiências e processos abertos, que podem ser replicáveis em escala no sentido de influenciar políticas públicas.
No CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular, trabalha em um dos programas de educação do Oi Futuro, a Oi Kabum! Lab. Nesse espaço atua como professora de design e coordenadora do projeto Oi Kabum! Imagine-se Laboratórios de Arte e Tecnologia na Escola, um projeto dedicado a gestores/educadores da rede pública de ensino e de espaços públicos onde existe mediação e processos de aprendizagem.
Vem representando o CECIP na Rede Educação com Adolescentes, além de contribuir no GT Cultura da Rede Nacional da Primeira Infância e no GT Comunicação da Campanha por um Curriculum Global para Economia Solidária.
Sua pesquisa de Mestrado em Design concentra-se em entender como sensibilizar formadores e gestores para o potencial da mídia celular como mobilizador das habilidades criativas e da participação em processos formativos. Pertence ao LINC Laboratório linguagem, interação e construção de sentidos, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Design da PUC-Rio, desenvolvendo estudos sobre sujeitos e suportes em situações de interação.
Atualmente fazendo a Especialização Políticas Públicas para Igualdade na América Latina, pela Clacso – Conselho Latino Americano de Ciências Sociais, pesquisa meios de participação em espaços formativos que promovam mudanças cotidianas significativas para construção de reflexões em busca de mais igualdade nas relações.
Vem experimentando ações artísticas de interação como a “Lavação de palavras“, que através da poesia da Viviane Mosé, Poema pra lavar palavra suja, vem com um grupo de trabalho, lavando palavras sujas com o tempo e convidando grupos a fazer essa experimentação.