Iluminar e resistir é uma intervenção luminosa nas ruas do Rio de Janeiro. É iluminar com leds e criatividade os movimentos que resistem na cidade.
Iluminar e Resistir nasce da experimentação, do desejo de um dos integrantes, Eloi, de utilizar a luz como linguagem, como expressão das pessoas e objetos na cidade, daí a palavra iluminar. Para Ana Julia, a força deste projeto está na resistência, em promover intervenções em espaços não iluminados, em que a autoria é compartilhada, as respostas inesperadas.
Um laboratório de experimentação. É no fazer artístico, no diálogo e na luz da troca que o projeto permanece em construção. As experiências com pessoas que moram ou frequentam as ruas da Lapa, a oficina com a Casa Nem, um lar para transsexuais e travestis e as primeiras trocas com o grupo de maracatu Baques do Pina apresentaram novos conceitos sobre o projeto e criaram a necessidade de dedicar mais tempo à escuta e constante desconstrução. Iluminar e resistir é também um convite para ouvir e respeitar as histórias de cada um.
Para construir a intervenção são utilizados materiais como leds, lâmpadas, projeção, monitor de computador, purpurina, tecidos e papéis metálicos. O projeto se transforma a cada nova proposta, a cada grupo que se dispõe a trocar conosco, a contar um pouco da sua história. Participar é uma forma de iluminar, é encontrar novas alternativas para resistir.
conheça mais em:
https://pt-br.facebook.com/iluminareresistir/