Fernando Mozart

Roteirista e diretor de cinema e TV.

Desde 2009 participa da coordenação da Escola de arte e tecnologia Oi Kabum!, atualmente, Oi Kabum!Lab. Coordenou também a Escola de audiovisual da Fundição Progresso e há 25 anos realiza cursos e oficinas nas áreas de arte e tecnologia, audiovisual e processos criativos.

Realizou dezenas de filmes e programas de TV, entre eles Porão (Melhor filme ­Docúpolis, Espanha; Melhor Investigação ­ Fejorel, Argentina; Prêmio Jangada ­Guarnicê, Maranhão; Prêmio Roteiro Riofilme e Canal Brasil; 2o prêmio ­ Voladero, México); Os Outros (Melhor filme nos festivais Cine­Ceará; Internacional de Curta, SP; Vitória, ES; Brasil Plural, Munique; Melhor videoarte e produção, no Latino Americano de Campo Grande). Coordenou Meninos, eu vi? (prêmios Work of Special Distinction, Tokyo Vídeo Festival; Olimpíada de Vídeo, França; melhor Fotografia Festival de Vídeo de Porto Alegre). Roteirizou documentários e séries documentais para TV como “Paulo Freire e Darcy Ribeiro: educadores do Brasil”; “ Brincando com o assunto dentro”; “Professor: um eterno aprendiz”; “TV lixocata”. Escreveu as séries “Bossa sempre nova”; “Aurora luminosa”; “Nós na escola”; “Comentário Geral”; “Cena Musical”; “Meio ambiente e cultura”. Há quatro anos, roteiriza o Programa Estúdio Móvel, programa diário sobre cultura e comportamento jovem da TV Brasil, onde também escreveu a série documental “Bravos”. Também realizou interprogramas artísticos, tais como a série “Clipoéticos”, sobre poesia verbal/visual animada para os intervalos da TVE. É autor de muitas peças de curta duração, entre elas: tipografia cinética, “Olha para o Céu” de Luiz Gonzaga (TV Brasil, 2009); série de “clipoéticos” infantis (TVE, 2003); animações “Pós-Darwin, para site e interprogramas de TV (Multirio, 2001); série de animações de arte brasileira, 1998/99, premiada com a peça “Negros no porão” no Festival do Minuto e no Festival do Maranhão.

Na Multirio entre 2001 e 2008, colaborou como assessor de criação da presidência, e lá criou o site Século XX1, a webTV Século XX1 e o filme Viagem Pitoresca, com animações das litogravuras de Debret. Recentemente, criou o projeto e o argumento da série de documentários Fuga permanente, para Diálogo Filmes/Urca Filmes/ Canal Curta, selecionado pelo FSA, Prodav – Ancine, e também o projeto e o roteiro do Documentário de longa-metragem para cinema Boca do Mamirauá, para a produtora Diálogo, selecionado pelo FSA, Prodecine – Ancine.