“Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias.” (Vargas Llosa)
Apresentação
O projeto Literalmente consiste na realização de oficinas de contação de histórias e a criação de um livro, a partir do contato e interferência de crianças de oito a doze anos, moradores do entorno da Praça do Conhecimento, em Nova Brasília, no Rio de Janeiro.
Os proponentes desse projeto têm formação em Design na Oi Kabum! e atualmente são estudantes de graduação nas áreas de Desenho Industrial com ênfase em Design Gráfico, e Letras e Literaturas da Língua Portuguesa. A proposta é unir as experiências em design e literatura com o interesse em promover ações de incentivo a leitura, contribuir com as relações de vínculo e afetividade e por fim fazer uma produção coletiva.
“A public that reads is critical, rebellious, restless, difficult to manipulate and puts little faith in slogans that others try to pass off as ideas. “(Vargas Llosa)
Presentation
The project, Eu, Conto (I’ll Tell You), consists of workshops focused in storytelling and the creation of a book based on contact and interaction with children ages eight to twelve living around the area of the Praça do Conhecimento (Knowledge Square) , in Nova Brasília, Rio de Janeiro. The team members that participated in this project are all Graphic Design graduates from Oi Kabum! and are current graduate students in Industrial Design with emphasis on Graphic Design, Writing and Literature of the Portuguese Language. The idea is to unite their experience in design and literature with their desire to promote activities that encourage reading, foster bonding and affection resulting in a collective work.
Justificativa
Incentivar a leitura, valorizando o aspecto visual é a principal proposta desse projeto que visa apresentar a leitura como uma possibilidade de interferir na sua própria história, por isso propomos aplicar à crianças de 8 a 12 anos, carentes e de escola pública.
De acordo com pesquisa realizada em 2012 pelo Instituto Pró-Livro, em todo território nacional, o brasileiro – com mais de 5 anos de idade – lê em média 4,7 livros por ano, sendo que neste dado constam também os livros indicados pela escola, sem eles, o índice de leitura espontânea é muito inferior, de apenas 1,3 livros em média por ano.
A mesma pesquisa mostra que os brasileiros estão cada vez mais trocando o hábito de ler jornais, revistas, livros e textos na internet por atividades como ver televisão, assistir a filmes, reunir-se com amigos e família e navegar na internet.
No término do prazo de três meses do projeto pretende-se apresentar um livro que compila a produção coletiva, construída a partir do resultado das oficinas com as crianças. Acreditamos que esse livro pode servir como contrapartida com a instituição parceira, além de poder ser utilizado por outras pessoas que desenvolvem ações semelhantes.
O trabalho será desenvolvido em parceria com os educadores da instituição, de maneira que facilite nosso acesso as crianças e para que ao término do projeto nossas ações possam ser mantidas e replicadas para outros.
Fontes: http://www.prolivro.org.br/ipl/publier4.0/dados/anexos/2834_10.pdf
Justification
The objective of this project is to encourage reading, focusing on its visual aspect and presenting it as a way to shape one’s own story. We propose to apply this idea to children ages 8 to 12, who attend public schools and come from underprivileged communities. According to a study conducted in 2012 by the Pró-Livro Institute, the average brazilian citizen over 5 years old reads about 4.7 books per year, taking into account the fact that the figure also includes assigned reading from schools. The number of books read spontaneously is, in fact, much lower averaging about 1.3 books per year. This same study also showed that more and more brazilians are trading the habit of reading online newspapers, magazines, books and texts for activities like watching television and movies, getting together with friends and family or surfing the internet. The project will have a duration of three months, and aims to present a book which compiles a collective production, created from the results obtained from the workshops with the children. We believe that this book can serve as a contribution to the partner institution, in addition to being usable by other groups, developing similar projects. The project will be developed in partnership with educators from the institution, so that it will facilitate access to the children and enable the actions to be maintained and replicated in the future. Sources: http://www.prolivro.org.br/ipl/publier4.0/dados/anexos/2834_10.pdf
Objetivos Geral
Contribuir para o desenvolvimento do hábito de leitura, de maneira não mecânica, valorizando o potencial criativo das crianças.
Objetivo Específico
• Apresentar referências artísticas ligadas a literatura, ou que trabalham com a dinâmica da leitura. Exemplo: Livros com bons trabalhos visuais. Diagramações curiosas, ilustrações atraentes.
• Construir um livro que reúne as produções coletivas desenvolvidas no decorrer das oficinas.
General Objectives
To contribute to the development of reading habits in an organic manner by instilling a sense of value in the children’s own potential for creativity.
Specific Objectives
• To present artistic references related to literature or that provide a dynamic reading experience. Example: Books with good visual elements, interesting diagrams or beautiful illustrations.
• To create a book that unites all the collective productions developed throughout the workshops.